Atividades & Análises

Atividades e Análises

Laboratório de Via Úmida

Análises: Dureza Total, Alcalinidade Total, Cloro residual, Análise Colorimétrica por Espectrofotômetro UV-VIS, Cloretos, Sulfatos, Teor de cinzas, Granulometria, Umidade, Insolúveis, Densidade, Turbidez, Condutividade, pH, Sólidos Totais Dissolvidos, Temperatura e Resíduos de evaporação. As análises abrangem diferentes tipos de amostras (Água, Areia e Agregados, Argilo-minerais, Polímeros). A viabilidade da análise de acordo com o tipo de amostra, o procedimento de amostragem  e a quantidade de amostra necessária devem ser verificados com o responsável do laboratório.

Equipamentos: Balança analítica, pHmetro, Condutivímetro, Turbidímetro, Mufla, Espectrofotômetro na região do UV-Visível Perkin Elmer Lambda 35

Equipe Técnica: Amanda Tavares

Laboratório Ressonância Magnética Nuclear

Análises: Núcleos de Hidrogênio, Carbono e Fósforo (outros núcleos sob consulta). Análises estruturais de substâncias orgânicas em uma ou duas dimensões em fase líquida. Esta importante técnica é aplicável nos ramos químico, bioquímico e de novos materiais, permitindo investigações científicas fundamentais e aplicadas em diversas áreas: em química analítica (controle de qualidade, água e ar e resíduos), orgânica (elucidação estrutural de materiais: fármacos, polímeros; estudos de reatividade e de mecanismos de reações), inorgânica (novos nano-materiais, organometálicos, líquidos iônicos), bioquímica (farmacocinética, metabóitos, biomoléculas), dentre outros.

Equipamentos: Espectrômetros Bruker AVANCE DRX 400 MHz e 200 MHz

Equipe Técnica: Glauber Renan de Lima e Eliane Oliveira Tabalipa

Laboratório de Cristalografia

Análises: Estrutura de materiais sólidos e/ou cristalinos.

Equipamentos: Bruker APEX II DUO e Bruker D2

Equipe Técnica: Adailton João Bortoluzzi

Laboratório de Cromatografia

Análises: O equipamento é utilizado para separação cromatográfica de uma vasta gama de compostos. Está equipado com coluna Phenomenex – com fase estacionária de C18 (150 X 4,60 mm; 5,0 μm) e Detector D2 e W como fonte luminosa, com varredura no espectro de absorção entre 190 – 800nm. Recomendada para análise de compostos polares, moderadamente polares e apolares, ácidos e bases ionizados e compostos que diferem em hidrofobicidade. O Espectrometro de Massa está equipado com detector quadrupolo ESI (ionização por electrospray) com capacidade de resolução para ver o perfil isotópico entre 5000 – 10000. Permite uma troca rápida de polaridade entre o modo de ionização negativa/ positiva. Alta sensibilidade e alta rapidez de escaneamento. Utilizado comumente na análise qualitativa e quantitativa de resíduos orgânicos, extratos, medicamentos ou na confirmação de produtos de síntese.

Equipamentos: Cromatógrafo Líquido (LC-MS) da marca Shimadzu, modelo 2020 com coluna de separação cromatográfica C18.

Equipe Técnica: Paulo A. D. Moraes Moraes e Nilton Cesar Pereira

Laboratório de Infravermelho

Análises: Determinação de grupos funcionais em compostos orgânicos e inorgânicos.

Utiliza encapsulamento com KBr e também possui cela para líquidos orgânicos. Para análises de filmes poliméricos, é suportado por acessório ATR (Atenuação Total da Reflexão).

A técnica pode ser utilizada para identificação e quantificação de amostras e misturas.

Equipamentos: Espectrofotômetro de Infravermelho da marca Bruker, modelo Alpha

Equipe Técnica: Nilton Cezar Pereira

Laboratório de Análise Elementar

Análises: Determinação de estruturas químicas orgânicas e/ou compósitos. Utilizado para determinação de teores de carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre.

Equipamentos: Analisador elementar CHNS/O da marca PerkinElmer modelo 2400 Séries II

Equipe Técnica: Nilton Cezar Pereira

Laboratório de Absorção Atômica

Análises: Determinação de metais: Al, Ag, Au, Ba, Be, Ca, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, K, Li, Mg, Mn, Ni, Pb, Pd, Pt, Sb, Sn, Sr, Zn. Podemos determinar metais em alimentos em geral, efluentes, ligas metálicas, solos, resíduos industriais e em outras matrizes. Em matrizes sólidas a concentração do elemento pode ser determinada em nível de percentual a mg/Kg. Em matrizes líquidas de a partir de ug/L dependendo do analito.

Equipamentos: Espectrômetro de Absorção Atômica Perkin Elmer modelo pinAAcle 900T. Modulo chama e forno de grafite (corretor Zeeman).

Equipe Técnica: Jucélia Beatriz Dário

Laboratório de Análises Térmicas

Análises: Compreendem técnicas que medem propriedades dos materiais em função da temperatura, tempo e atmosfera. A calorimetria diferencial de varredura (DSC) é empregada para determinar temperaturas de transição e fluxo de calor. É comumente utilizada para medir temperatura de fusão, temperatura de transição vítrea, cristalinidade, cura, crosslinking e pureza. A análise termogravimétrica (TGA) fornece dados quantitativos de eventos térmicos que são acompanhados por mudanças de massa (perda ou ganho) em atmosfera oxidante ou inerte, como evaporação, decomposição, absorção de gás, dessorção e desidratação.

Equipamentos: Calorímetro diferencial de varredura Shimadzu DSC-50, Analisador termogravimétrico Shimadzu TGA-50, balança analítica Mettler AE100

Equipe Técnica: Natália Bruzamarello Caon