A Central

A CENTRALca1

A Central de Análises do Departamento de Química é uma unidade de serviços tecnológicos que objetiva: fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada no Departamento de Química; atender às necessidades do setor industrial catarinense, contribuindo assim para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Santa Catarina. Equipamentos de última geração no valor de 2,5 milhões de dólares e técnicos altamente qualificados garantem a confiabilidade e exatidão dos resultados das análises químicas de amostras de interesse industrial. A fim de garantir alta sensibilidade, precisão analítica e elevados níveis de detecção.

 

 

 

 

ca2

 

 

A Central de Análises emprega as seguintes técnicas de análise: Espectrometria de Absorção Atômica em Chama (FAAS); Cromatografia à Gás (CG); Cromatografia Líquida (HPLC); Ressonância Magnética Nuclear (RMN); Espectrometria de Massa (MS); Espectrofotometria UV-VIS; Calorimetria diferencial de varredura; Análise termogravimétrica; Determinação de estabilidade térmica; Temperatura de transição de fase (transição vítrea e outras) em polímeros e metais; Difratometria de Raio-X; Análise elementar CHNSO, entre outras. Possui também um Laboratório de Via Úmida, onde são realizadas inúmeras análises de bancada, e um de Hidrocarbonetos, onde são preparadas as amostras para análises por cromatografia gasosa.

 

 

 

Esporadicamente a Central de Análise participa de certificações para estabelecimento de metodologias para determinação dos mais diversificados analitos (compostos ca3orgânicos e inorgânicos) em diferentes amostras (solo, sedimento, água, resíduos sólidos, etc…). Recentemente, a Central de Análises participou do Programa de Ensaios de Proficiência. Trata-se de um programa nacional de análises interlaboratorias, em que alíquotas de uma mesma amostra de referência são distribuídas e analisadas por diferentes laboratórios. Sendo os valores encontrados de concentração dos analitos concordantes com aqueles da amostra de referência, o laboratório garante a certificação para realizar análises utilizando a metodologia proposta. Com esse programa, a Central de Análises certificou-se para realizar análises de Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX) em água.